(31) 3018-7777

Proposta de Redação: Genocídio da juventude negra no Brasil

TEXTO I
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Parágrafo único.  Os direitos enunciados nesta Lei aplicam-se a todas as crianças e adolescentes, sem discriminação de nascimento, situação familiar, idade, sexo, raça, etnia ou cor, religião ou crença, deficiência, condição pessoal de desenvolvimento e aprendizagem, condição econômica, ambiente social, região e local de moradia ou outra condição que diferencie as pessoas, as famílias ou a comunidade em que vivem.
Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm

TEXTO II

O corpo de Matheus, brutalmente torturado, foi abandonado em um valão do Rio de Janeiro. Arrancaram parte de sua pele, dos dentes e das unhas. Como Hanry, o estudante foi pego por policiais que exigiram arrego, e não pôde pagar por sua vida. Foi entregue a traficantes de uma facção rival à da área em que morava – por medo de retaliações, Renata pediu que não divulgássemos o local. “Meu filho só tinha 14 anos, não teve chance de defesa”, revolta-se a mãe. “Foi morto por ser pobre, preto e favelado. Porque, agora, o chicote que estala nas nossas costas vem acompanhado de balas de fuzil.”
Fonte: https://theintercept.com/2018/05/13/maes-com-filhos-assassinados-pelo-estado/

TEXTO III
ATLAS DA VIOLÊNCIA 2018


Fonte: http://www.forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2018/06/FBSP_atlas_violencia_2108_Infografico.pdf

TEXTO IV
JOVEM NEGRO: TAXAS DE HOMICÍDIOS NO BRASIL 


Fonte:https://www.revistaforum.com.br/digital/175/jovem-negro-vivo-quebrando-o-silencio-sobre-as-taxas-de-homicidios-no-brasil/

TEXTO V


Fonte: https://www.geledes.org.br/o-genocidio-da-juventude-negra-no-brasil/

PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Genocídio da juventude negra no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

ENDEREÇOS EM BH

UNIDADE I
R. Tomé de Souza, 701 – Savassi
Tel.: (31) 3018.7777
secretaria@determinantebh.com.br

UNIDADE II

R. Fernandes Tourino,250 – Savassi
Tel.: (31) 3643.2110
secretaria@determinantebh.com.br